Hand lettering | Desenhando palavras

por - abril 29, 2016


Desde a época da faculdade eu já era apaixonada pela arte de "escrever bonito e desenhar palavras". Arrisquei um caderno de caligrafia mas acabei não levando a sério a história de mudar o meu jeito escrever. A verdade é que o tempo passou e a minha paixão e prazer pelo trabalho feito a mão me fez descobrir o hand lettering.
O termo em inglês pode ser traduzido de forma bem simples como o desenho de letras e palavras feito a mão (me corrijam os especialistas se eu estiver errada! rs).

Talvez você esteja ouvindo este termo pela primeira vez, mas com certeza já deve ter visto e se encantado por algum hand lettering por aí. É que de uns tempos pra cá ele ganhou visibilidade e vem sendo utilizado cada vez mais em papelarias (convites e cartões impressos), projetos de decoração, vitrines ou mesmo em objetos.
No Design de Interiores os painéis de hand lettering transformam os ambientes, criam um clima aconchegante e garante a identidade e as características únicas dos projetos.
Vem ver um pouquinho do que separei pra vocês:

O hand lettering também ganhou espaço em eventos e festas, principalmente nas festas de casamento. Usado de forma simples em menus ou com grande destaque como em mural para os noivos, trazem as características do feito a mão e traduzem o sentimento de amor das celebrações.

O mais legal de tudo é que é possível trazer um pouquinho dessa arte para dentro de casa. Seja através de quadros decorativos, louças personalizadas ou em paredes inteiras (eu já falei aqui  como fazer uma parede de lousa em casa, lembram?). Olha como fica criativo e super diferente:


A Criatipos formada por um grupo de designers (a Cyla, a Cris, o Doo e o Jack), desenvolve uns projetos bem legais de hand lettering. Um dos trabalhos deles que se destacou internacionalmente foi o "perhappiness", que homenageou os 70 anos do poeta Paulo Leminski em Bushwick, no Brooklyn, em Nova Iorque. A ideia foi levar um pouco da cultura brasileira para um bairro que vive o contraste da velha indústria com a manifestação da arte de rua.Vem ver de pertinho:

Ficou com vontade de aprender um pouquinho? Tenho uma ótima notícia pra você que é de Beagá! O Nando do Um Cartaz uma História desenvolve oficinas de iniciação ao hand lettering na Mooca, na região da Savassi.
As oficinas geralmente acontecem nos fins de semana e tem duração de dois dias. Vale a pena conhecer um pouco do trabalho dele (e dos cartazes lindos que ele faz!)  e se inscrever para a próxima oficina que por enquanto não tem data marcada. Quem sabe a gente se encontra por lá? Porque eu também quero aprender e sair desenhando palavras por aí! ()

Veja também...

0 comentários