Casa Cor Minas 2017 - O jeito de morar dos mineiros

por - outubro 18, 2017


A Casa Cor Minas chegou ao fim no começo de Outubro, depois de quase 02 meses instalada em um casarão super charmoso no Bairro Floresta, aqui em Beagá. Eu fiquei de contar como foi e já que promessa é dívida (rs)...
De imediato já conto que as fotos são da irmã, companheira de vida e de trabalho e é através delas (e também de um vídeo que vai estar lá no nosso canal no Youtube, em breve!) que vou mostrar tudo o que mais gostamos por lá.

Para quem não sabe, a Casa Cor é o maior evento de Arquitetura, Decoração e Paisagismo da América Latina! Aqui em Minas a mostra teve sua 23º Edição e aconteceu em um prédio tombado pelo patrimônio histórico dentro do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação. Com espaços amplos e bem planejados, a Casa Cor Minas 2017 veio pra mostrar o jeito de morar dos mineiros, resgatando hábitos, estilos e materiais presentes no nosso dia a dia.



 "O que são likes perto de um abraço apertado?"

A frase traduz em cheio o que Minas tem: prazer em receber! E é fácil perceber: a prosa solta, a conversa em família ou entre amigos ao redor do fogão a lenha (ou não!), a gastronomia farta... Todos esses aspectos foram cuidadosamente representados afim de traduzir o jeito de morar dos mineiros. Exemplos marcantes disso foram ambientes como o Living do arquiteto Luís Fábio Rezende e a Sala Central da designer Dodora Gontijo que apostaram na quantidade de lugares e assentos em seus projetos, um sinal de que casa boa é casa cheia!

• Living do arquiteto Luis Fábio Rezende:


• Sala Central da designer Dodora Gontijo:


Listei aqui algumas tendências e características marcantes que observei por lá:

Mistura de estilos: os estilos clássico e contemporâneo se juntaram, trazendo uma sensação de conforto e bem estar. Era possível ver pisos clássicos como o parquet, associados a biombos super descolados ou a formas geométricas de espelhos ou mobiliário.


 • Biombos: perdi a conta de quantos vi! (rs) Super práticos, os biombos tem o poder de valorizar e dar cara nova a qualquer ambiente.


Cimento queimado ou tecnocimento: em alta a alguns anos, é um material querido entre os profissionais de decoração por sua praticidade e características simples de execução que substituem com estilo qualquer revestimento.


Paleta de cores: apesar do verde ser a cor do ano, a mistura de tons de rosa + cinza foi predominante.


Iluminação de destaque: quando se fala em decor um dos itens mais importantes é a iluminação! Na Casa Cor Minas, lustres e luminárias enormes ganharam destaque tanto quanto luzes marcadas e singelas como o neon e o LED.


Espero que tenha gostado do post! E se você ainda não se inscreveu no nosso Canal, corre lá para não perder o vídeo da Casa Cor. Ative também as notificações pra ficar sabendo em primeira mão tudo o que a gente posta por lá e compartilhe com seus amigos! Beijos! ()

Veja também...

0 comentários