Vinhos | Saiba que taça usar para cada tipo

por - julho 20, 2017

Confesso que não me lembro de dias com temperaturas tão baixas como têm feito ultimamente. E que tal aproveitar que os termômetros caíram para apreciar um vinho? Se você é como eu que gosta da bebida mas não entende nada do assunto, essas dicas podem ser valiosas!
Para cada tipo de vinho, um tipo de taça. Essa é a primeira lição! E o que explica isso são os diferentes tipos de uvas usados na produção. Outra dica importante: sempre use taças transparentes (e segure a taça pela haste! rs)! Parte do prazer de degustar um vinho também está em olhar para suas tonalidades. Então vamos lá?
Vinhos tintos: Pendem taças maiores. Possuem sabores e aromas mais intensos e fortes, e o corpo mais largo da taça ajuda a balancear a bebida. Boas opções para servir passam pelo cabernet sauvignon, tannat, syrah e merlot.

Vinhos brancos:
Nos brancos encorpados, a dica são as taças em tamanho médio. O motivo é a temperatura que o vinho deve ser consumido: normalmente mais baixa. Harmonizam perfeitamente com dias quentes.

Vinhos Rosés: 
Já para o rosé, opte por taças mais estreitas que a dos brancos. Esse tipo de vinho mistura o aroma forte dos taninos (típico dos tintos), com o aroma mais suave dos brancos. A mistura das duas características, equilibrada pelo formato da taça, é o que o torna tão especial.

Tanto os vinhos brancos quanto os vinhos rosés são servidos em temperaturas mais baixas se comparadas aos vinhos tintos. Para evitar que esquentem, o segredo está em usar taças menores, pois assim você vai repor o vinho mais vezes durante a refeição.

Espumantes:
As taças estreitas e altas são perfeitas para apreciar as borbulhas dos espumantes. Elas ajudam o fluxo da bebida, que deve ficar acima da língua e trazer os aromas diretamente para o nariz. Equilíbrio é tudo nesse caso.

Vinhos de sobremesa:
Também chamados fortificados, a exemplo de vinho do Porto são degustados em pouca quantidade, o certo é servi-los em taças bem pequenas. Elas têm a boca estreita, e, assim, o líquido chega primeiro à ponta da língua, onde o gosto adocicado fica mais evidente.
Da esquerda para a direita: taças de água, de espumante, de vinho branco, de vinho tinto e para vinho de sobremesa.

Confesso que aprendi um pouco mais com esse post. E vocês, gostaram? ()
*Fotos: Reprodução / Oxford Porcelanas / Revista Casa Cláudia

Veja também...

0 comentários