Como usar quadros na decoração | Dicas

por - janeiro 18, 2017


Início de ano e muita gente aproveita pra decorar a casa com quadros ou fotos das viagens de férias, né? Além de trazer uma sensação de aconchego ao ambiente, eles ficam lindos quando combinados com uma mesa de jantar, um armário, a cama ou até mesmo um sofá.
Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, confirmam estilo e marcam a identidade do local. Seguir algumas dicas pode facilitar sua escolha e sua distribuição para valorizar as molduras e o ambiente.
Organizar quadros em uma parede é uma coisa pessoal, porém existem alguns itens como altura e disposição das peças que são essenciais e ajudam muito na hora da montagem.
A regra para o uso dos quadros é sempre posicioná-los a 1,70m de altura do observador e 1,60m do centro do quadro até o chão. Mas quando combinamos com outros objetos como o sofá, por exemplo, a regra é um pouco diferente.  Para fixações acima do sofá, os quadros devem ser posicionados a mais ou menos 30cm do encosto do sofá.
Veja outras regrinhas básicas para saber como usar quadros na decoração:
Arranjos de quadros em forma de retângulo
É a forma mais convencional e por isso evita erros na hora de montar a composição.Um quadro maior no centro e outros dispostos simetricamente ao redor formam um grande retângulo.


Arranjos de quadros em formato quadrado
Esta composição pede várias molduras de mesmo tamanho para formar o quadrado.

Arranjos de quadros com montagem solta
Formado por uma faixa horizontal que define a colocação de seis quadros. Eles estão alinhados somente na parte inferior. Em cada lateral, um quadro de tamanho diferente deixa a composição mais "solta" e com aspecto descontraído.

Arranjos de quadros com distribuição em dois eixos
Defina dois eixos – um horizontal e um vertical – e, com base neles, os quadros se alinham. Esta composição fica harmônica mesmo com obras de tamanhos e formatos diferentes.
Brincar com as formas, tamanhos e modelos é uma forma incrível de decorar e surpreender. Além dos modelos mostrados nas imagens acima, existem milhares de outras formas de combinações. Separei algumas imagens com vários tipos de composições para vocês se inspirarem. Vamos ver?
Dica: Recorte folhas de papel no tamanho dos quadros que você quer fixar e distribua no local para ter uma previa visualização.
Espero que tenham gostado e que as dicas sejam úteis pra vocês.
Muito obrigada por acompanhar e até o próximo post! ()
* Fotos: Reprodução e Pinterest

Veja também...

0 comentários